Museu Regional dos Inhamuns – Fundação Bernardo Feitosa

A Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça José Gonçalves de Oliveira, no Bairro Luiz Antônio de Oliveira (antigo Alto da Cadeia) em Tauá, tem como responsável a Fundação Bernardo Feitosa, pela posse e uso do edifício.

O edifício foi iniciado em 1879 e oficialmente inaugurado em 1903, tendo servido como sede da Intendência Municipal, Prefeitura, Salão do Júri, Câmara Municipal, xadrezes e alojamento da força policial. Embora tenha passado por modificações e desgastes, foi restaurado em 1992/1993 pelo governo estadual e entregue à Fundação Bernardo Feitosa para abrigar os acervos do Museu Regional dos Inhamuns, contendo um acervo variado de arte sacra, arte popular, arqueológica, paleontológica, etnográfica etc e da Biblioteca J. C. Feitosa. 

Além disso, o prédio possui uma importância histórica que vai além de sua antiguidade cronológica, e seu patrimônio histórico. E sua preservação, tendo como solicitação do Conselho, como vista a necessidade de preservar esse patrimônio cultural, que desde 1993 tem sido um polo cultural de grande relevância municipal, regional e estadual, sediando eventos de destaque nacional. Por essas razões, os conselheiros Maria Dolores de Andrade Feitosa e Antônio Alves Bezerra expressaram seu apoio à solicitação ao tombamento do edifício, atendida na data de 10 de abril de 2006.